AHHH, O UNIVERSO NERD
De onde veio? De quem se alimenta? Como se propaga? Essas e outras questões sob nossa humilde e sempre confusa análise.
A Dark Song | O Preço Mágico da Autoindulgência “Psicoterapêutica”
Longa Irlandês adentra universo ocultista no complexo ritual mágico de Abramelin para representar a tortuosa jornada de transformação de uma mãe enlutada pela perda do filho. Em minha profunda ignorância, a magia é uma “proto-psicoterapia jungiana” que trabalha com arquétipos do inconsciente na aproximação de um conceito de realidade simbólica que é experienciada de forma…
Wolfwalkers | O Homem é o Lobo da Humanidade?
Storytelling de folk irlandês traduz empatia em uma belíssima animação que critica o maniqueísmo cristão do não socialmente aceito ao centralizar o dogma do homem religioso como um dos inimigos da humanidade. Ansiamos compreensão, projetamos no OUTRO reflexos de nossa suposta “representação identitária”, constituímos núcleos sociais que se chocam por conflito de ideais em bolhas…
The Discovery | Transcendência Existencial e a Negação a Vida
Longa de Charlie McDowell problematiza o dilema filosófico da metafísica transcendente do existir ao explorar as consequências de uma descoberta científica que atesta sua “veracidade”. A subjetividade do platonismo cristão está enraizada no pensamento metafísico do indivíduo que é influenciado por tal premissa. Por essa crença, corpo e alma segregam tipos distintos de existências, sendo…
O Relatório de Brodeck | Paranoia Xenofóbica e o Efeito de Desumanização do EU
Manu Lacernet adapta magistralmente o romance de Philippe Claudel em uma narrativa gráfica que define o mal como produto de fobias humanamente autorreferenciadas. Já me peguei encarando no espelho o meu duplo duvidando ser o que de fato via e por vezes minha introspecção defensiva não retribuía o olhar da bizarra figura, o que me…
Péplum | A amoralidade hedonisticamente trágica da antiga Roma
Blutch adapta livremente a Satíricon de Petrônio em uma narrativa corajosamente idiossincrática que traduz a veneração iconófila do amor e dos prazeres carnais de um homem traído por sua própria jornada. Algemas doutrinárias do pós-cristianismo tendem a sustentar nossa percepção de moralidade preconizada ante a idealização abstrata do “pecado institucional”. Deste prisma enviesado, o ato…
20th Century Boys | Sobrevivência para correção do nosso roteiro “ficcionalmente real” e auto profeticamente apocalíptico
Clássico do mestre Urasawa acentua a discussão dos perigos do “movimento profetista” enquanto fenômeno religioso, político e social em uma trama que dualiza inocência infantil e estroinice autoconsciente através de um falso profeta. O profetismo e a síntese do profeta nos expõem a problemática do poder discursivo que se apropria da disfuncionalidade racional para traduzir…
Slam Dunk | A Entropia de um autointitulado “Gênio do Basquete”
Takehiko Inoue evoca a imprevisibilidade contraditoriamente previsível do formato Shonen em uma mangá que transpira motivação “indireta” de um personagem que é a própria força da natureza em sua aleatoriedade. O estado de dispersão potencializada do poder de um “herói” convencional na cultura pop tende a ser esquematizado como forma de um dom inato e…
Sobre os Ossos dos Mortos | Um Poderoso (e por que não excêntrico?) Thriller Zooliterário
Olga Torczuck (Nobel de Literatura 2018) condensa importantes reflexões da condição “superior” do homem ao retratar a banalidade da morte animal sob o ponto de vista da invisibilidade social de uma senhora reclusa, amante da poesia de Willian Blake e entusiasta de astrologia. O direito à vida erroneamente tende a ser uma dádiva ligada a…
A Terra dos Filhos | Semeando a origem proto apocalíptica de nossa prole
Sob a premissa de paternidade funcional em um legado pós apocalíptico, HQ de GIPI flerta com as irracionais e definitivas fundamentações “intelecteológicas” da sociedade ao mesmo tempo em que nos entrega o rascunho pessimista/absurdista do futuro em seu ignóbil e permanente retrocesso. A anseio do fim de mundo é o recordatório inconsciente do nosso poder…
Chemical Hearts | A metáfora do Kintsukuroi na filosofia de aceitação da beleza imperfeita
Filme adaptado do romance de Krystal Sutherland descarta clichês ao contar uma história sobre depressão e transitoriedade do indivíduo na contínua ressignificação da sua forma idealizada. A arte japonesa que consiste em reparar objetos quebrados (Kintsukuroi) remonta o estado imanente do ser humano no desejo da “ideia do consertar” o que lhe é aparente, logo…
Carregando…
Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.
Siga meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.